Início - O autor

Rogerio Ferraz da Silva
Rogerio Ferraz da Silva nasceu dia 7 de Dezembro de 1979 e desde criança sempre sonhou em ser desenhista. Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica antes mesmo de entrar na escola. Em 1994, aos 14 anos, influenciado pelos mascotes dos anos 90, criou o Garra, personagem que seria no futuro o protagonista de seu projeto chamado Medalha Zero.

EDITORA KINDERBOOKS
Seu sonho de ser desenhista foi realizado trabalhando na Editora Kinderbooks de Outubro de 2002 até Junho de 2008. A dona da editora convidou o Rogerio para trabalhar com ela em São Paulo ao ver seus desenhos na exposição de alunos do curso de Histórias em Quadrinhos na ABRA (Academia Brasileira de Arte) quando ele ainda era porteiro em Alphaville. Nesses 5 anos na Kinderbooks, Rogerio aprendeu e evoluiu muito seu traço fazendo ilustrações para diversos livros infantis como Pinóquio, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, A Roupa Nova do Imperador, Galinha Ruiva, Chapeuzinho Vermelho e muitos outros além de ilustrar e diagramar apostilas criadas pela editora para uso didático em diversas escolas de São Paulo, inclusive no sistema Anglo de Ensino.

DANIEL MESSIAS
Após cursar Desenho Animado 2D na HGN Produções, Rogerio Ferraz começou sua carreira no desenho animado em 2008 fazendo intervalação (desenhos de intervalo entre um desenho de pose e outro) no curta “Los Tres Amigos”. Criação dos cartunistas Laerte, Angeli, Glauco e com participação do Adão, a produção foi feita no conceituado estúdio Daniel Messias de animação, onde mais tarde Rogerio também trabalhou fazendo Clean Up (traçado da arte final no desenho animado, ou “passar a limpo” os desenhos do animador numa tradução direta) e intervalação em alguns comerciais de TV desenhando personagens famosos como o Ben 10, Wilma dos Flintstones e Tom & Jerry.

HGN PRODUÇÕES
Logo em seguida Rogerio trabalhou no estúdio que o formou no desenho animado participando de um longa metragem da Disney em 2009: A Princesa e o Sapo. O estúdio HGN Produções foi responsável pela produção de cerca de 15 minutos do filme que foi indicado ao Oscar em 2010 como melhor filme de animação e melhor canção original e Rogerio participou fazendo Clean up, intervalação e também fazendo colorização digital (Ink & Paint). A HGN tem em seu Portfolio trabalhos em animação para Séries de TV, Comerciais, Institucionais Especiais, e Longas. O estúdio produziu nos anos 90 oito seriados para Walt Disney Television dentre eles Ursinhos Gummi, Bonkers, Turma do Pateta (Goof Troop) e Aladdin.

ART ACADEMIA
Em 2010 Rogerio Ferraz trabalhou sob a supervisão de Sandro Cleuzo e Robert Sprathoff, ambos animadores brasileiros com importante carreira internacional no filme espanhol Chico & Rita, indicado ao Oscar de melhor filme de animação em 2012. Também em 2010 Rogerio foi um dos artistas que trabalhou nas animações da campanha eleitoral da Marina Silva. Em Setembro desse ano começou a dar aulas de desenho animado tradicional no papel e também no software Toon Boom Harmony, usado por todos os grandes estúdios até hoje. Rogerio foi professor na Art Academia em São Paulo de 2010 até 2013, um dos mais respeitados Centros de Formação Profissional em Artes Digitais do Brasil na época.

R & R ANIMATION FILMS
Ainda em 2010 e também em 2011, Rogerio trabalhou fazendo Clean up, Key Clean up e intervalação em diversos comerciais de TV para a R & R Animation Films. Entre eles estão The Keeples Elves, as famosas baratinhas do Raid, e os tucaninhos do cereal Froot Loops. Nesse ano de 2011 Rogerio também trabalhou fazendo animações no curta metragem chamado Pintas do Marcus Vinicius Vasconcelos premiado em diversos festivais aqui e em vários países como França, Argentina, Peru, Chile e México.

TV PINGUIM
Desde 2012 e até hoje, Rogerio trabalha na TV Pinguim fazendo animação. Começando na série Gemini 8 que chegou a ser transmitida no canal Disney XD, Rogerio Ferraz também trabalhou no final da segunda temporada do Peixonauta e logo em seguida trabalhou na animação do que viria a ser um grande sucesso: O Show da Luna. Rogerio continuou animando em quase todas as temporadas. Quando não estava animando, estava fazendo storyboards e assim trabalhou em todas as 7 temporadas da Luna até agora. Além da Luna, Rogerio também fez animações e storyboards para a nova série “Charlie o Entrevistador de Coisas” onde foi também responsável por animar toda a sequência de abertura. Na série “Cantando com Ping & Pong” Rogerio animou a abertura também e além de fazer animação, foi supervisor de animação no projeto. Rogerio também trabalhou na animação do longa metragem “Peixonauta O Filme” que passou nos cinemas e se encontra no catálogo da Netflix.


Agora chegou a hora de concretizar outro sonho de infância: Publicar as histórias em quadrinhos do Garra, o personagem criado lá atrás em 1994. A primeira edição foi lançada em 2019. Totalmente colorida com 60 páginas em formato americano e ótima qualidade. A segunda edição foi lançada em 2020 e a terceira, que fecha o primeiro arco da saga, foi lançada com exclusividade na CCXP Worlds de 2021, o maior evento nerd já organizado no Brasil e a maior Comic Con do mundo em público. Além da série de histórias em quadrinhos, Medalha Zero também vai virar um game no estilo Beat Them Up, clássico de fliperamas da década de 80 e 90 imortalizado por títulos famosos como Turtles in Time, Battletoads, Streets of Rage, Final Fight, Cadillacs and Dinosaurs e etc.
O futuro do Medalha Zero é promissor. Quadrinhos, games e existem planos também de série em desenho animado e série de filmes longa metragem. Também foi fechada uma parceria internacional com um grupo de quadrinistas independentes chamado Broken Realities. Um novo universo compartilhado onde 10 criadores de quadrinhos independentes ao redor do mundo deixaram seu ego de lado para trazer não só um simples crossover, mas sim uma nova série que irá mostrar esse novo universo que todos os autores estão criando juntos, como um time.
E tudo começou com um sonho de infância que está se tornando realidade com muita dedicação e trabalho.

Contato: rogferraz@gmail.com
Instagram: @rogerioferraz7
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rogerio-ferraz-da-silva-22468520/
Portfólio: http://rogerioferraz.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Super Sonic hq fez parte da minha infância haha pena que o site tá quebrado e o antigo tá com qualidade bAixa nas imagens. Muito obrigado mesmo a super Sonic hq me fez dar boas risadas ;) e essa série de hq sua tbm é muito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico feliz que a Sper Sonic HQ tenha trazido tantos momentos legais pra você. Fico feliz também que gostou do Medalha Zero. Espero que essa série dê certo e que um dia eu possa ter tempo de atualizar a Super Sonic HQ de novo. Abraço!

      Excluir
  2. como o tempo voa, deixei esse comentario de cima a quase 2 anos atras kkkkk
    uau
    sei nem o q falar
    fiz 18 anos essas semanas
    parece q foi ontem q eu de 8 anos achou esse site

    as vezes me perco no tempo
    agora ta eu aqui
    as 4 da manha
    escrevendo baboseira em comentarios de blog

    vindo faze minha visita anual dos sites q me marcaram kkkk

    engraçado como o supersonichq parece uma capsula do tempo de memorias, sempre bom as vezes lembrar q ele existe e vir visitar, e ir ler as hqs q eu lia quando criança e ver q nvdd maioria é meio ruim mas eu adorava mesmo assim kkkkk
    criança se contenta com tao pouco
    kkkk

    saudades dos bons tempos
    agora ta aqui eu
    18 anos na fuça
    legalmente maior de idade
    e vindo revisitar esse bau de memorias

    n sei se eu rio ou se eu choro

    desculpa poluir os comentarios do blog com coisa besta kskkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo aniversário! Tudo de bom pra você e não esqueça as palavras do Homem Aranha agora que você é maior de idade: Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!
      Não precisa pedir desculpas. Eu estou com 43 anos e ainda sou apaixonado pela Super Sonic HQ também. Então é sempre bom lembrar esses bons tempos que falou.
      Falando em histórias ruins, lembrei que precisei criar uma regra de envio assim: "A história precisa fazer sentido". Pra você imaginar o nivel das coisas que eu recebia por e-mail. Hahahahaha.
      Mas algumas tinham uma ótima qualidade que me deixavam surpreso.
      E respondendo a sua pergunda: Sorria! Sua infância foi maravilhosa e o futuro só está começando.

      Excluir
    2. postei o comentario imaginando que ninguem iria ler
      fiquei sem jeito agora kskkk

      agradeço os parabens (:

      sobre as historias, ate as ruims tinham seu charme kkkk, e ainda sim tinha ate que bastante historia divertida la, foi bom revisitar a criança sonica q ria de tudo q ja fui

      sendo sincero acho que o futuro me assusta um pouco, mas ne, minha unica opção é continuar, como dizia minha mae: "quem vive de passado é museu" kskkk, mesmo que o passado tenha sido muito bom e eu tenha muita saudade infelizmente ja passou

      mais uma vez agradeço, nao so pelos parabens mas tambem por ter criado algo q marcou minha infancia, e provavelmente a de muitos outros kkkksk <3

      Excluir
    3. Imagina. Eu que agradeço por acompanhar esse site que como eu sempre dizia: era feito de fã pra fã.
      https://pa1.narvii.com/6171/630679875a93f1b129606370bf476254ac4621ec_00.gif

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir