Início - Inspirações

Inspirações na criação da série Medalha Zero

Olá! Sou Rogerio Ferraz, autor da série de histórias em quadrinhos brasileira Medalha Zero que conta a história do Garra e da Pandora. Como nenhum projeto surge do nada, o Garra também nasceu de muitas inspirações da década de 90 trazendo aquela nostalgia gostosa pra quem viveu essa época. Abaixo vou falar sobre algumas dessas inspirações.
Cavaleiros do Zodíaco 
Acho que essa referência está bem óbvia, né? Os personagens da série Medalha Zero não vestem armaduras de constelações mas vestem medalhas. Os poderes deles vem de suas Medalhas do Universo. Cada uma delas tem seu poder de acordo com o planeta de origem. Assim os personagens tem super golpes que variam de fogo, vento, gelo e etc. Bem parecido com alguns dos super golpes dos cavaleiros de Atena. 

Tartarugas Ninja 
Uma humana com 4 personagens meio animais e meio humanos. Troque as tartarugas por felinos e temos o Medalha Zero. Uma das grande diferenças é que o Garra não é um mutante. Ele nunca foi nem tigre e nem humano e nunca passou por uma transformação. Ele já nasceu assim em laboratório alienígena com a mistura dos DNAs. Não por acidente como as tartarugas ninja mas pra ser um soldado geneticamente perfeito pra usar uma Medalha do Universo. Outra grande diferença é que a Pandora não é só aquela mocinha frágil que precisa ser salva o tempo todo. Ela tem um papel ativo e importante na história, muitas vezes até roubando o protagonismo do Garra.

Bubsy
 O Garra é uma mistura de tudo que eu gosto e que eu gostava quando criei ele em 1994. Essa era uma época onde a mídia era dominada pelos mascotes. Por mais que os olhos do Garra lembre o Sonic, o formato da cabeça seja um pouco de Tio Patinhas e o corpo tenha os braços e pernas gordinhos do Megaman… a maior inspiração foi o Bubsy. Personagem de games que surgiu para rivalizar com o Sonic mas não conseguiu o mesmo sucesso. Foi depois de jogar esse game que eu resolvi criar meu mascote e assim nasceu o Garra.

Phantasy Star 
 Enquanto os animais foram inspirados no Bubsy, os humanos tem um traço puxado pro anime porque são inspirados na série de games Phantasy Star. A Pandora foi inspirada numa menina que eu gostava na infância e também na Alis, protagonista do Phantasy Star do Master System que foi o primeiro RPG totalmente traduzido em português do Brasil pela Tec Toy

Superman 
Essa referência é mais discreta. Mas muito do layout dos quadrinhos nas páginas, as poses de luta e ação são inspiradas em HQs do Superman. Também o esquema de fechar arcos de história 3 em 3 edições foi inspirado nas HQs da Revanche do Superman contra o Apocalypse(Hunter Prey) e no Retorno do Apocalypse(Doomsday Wars). Sim, Apocalypse é aquele monstrão que surgiu do nada e matou o Superman numa HQ da década de 90. O Retorno do Superman, apesar de ter saído nos Estados Unidos em várias edições diferentes, por aqui no Brasil saiu também em três volumes no antigo formatinho da editora Abril.

Sonic The Hedgehog 
Por mais que essa seja a referência que as pessoas mais notam à primeira vista, o Garra tem muito pouco do Sonic. Como eu disse antes, a maior inspiração foi o Bubsy e o Garra tem um pouco de vários outros personagens como Tio Patinhas, Astro Boy, Mega Man e etc..Apenas o formato dos olhos e das sobrancelhas lembram os olhos do Sonic. Mas então por que o Sonic é o primeiro que as pessoas geralmente notam? O primeiro motivo é óbvio. O formato dos olhos realmente fazem uma grande diferença. Se colocar os olhos do Sonic em qualquer personagem do universo você vai reconhecer o Sonic. É só procurar o famoso meme Sonica e Monic que você vai entender o que estou falando. Outro motivo é que eu desenhei o Sonic minha vida inteira. Sempre fui fã desde 1991 quando ele foi lançado e fiz vários fã comics. Então podemos dizer que meu traço ficou “viciado”
Como eu disse antes, o Medalha Zero é uma mistura de muita coisa que eu gosto. Você reparou alguma outra referência que não falei ? Quais foram ou são as suas inspirações pra criar seus personagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário